Segundo o jornal Política Externa, os gastos do Itamaraty são pouco transparentes.
Fonte: Gasto Pouco Transparente da Diplomacia no Exterior | Política Externa Brasileira"Discrepâncias
Enquanto o Palácio do Itamaraty arrasta-se para dar transparência aos gastos em seus escritórios no exterior, as poucas despesas que aparecem no sistema de controle exibem enorme discrepância em torno de itens semelhantes.A gastança com produtos de higiene e limpeza em Santiago do Chile, por exemplo, chega ser 455 vezes superior ao dinheiro desembolsado para a mesma finalidade no Consulado de Houston, nos Estados Unidos, ou ainda 14,7 vezes acima do consumo da Embaixada em Pretória, na África do Sul. Os gastos com manutenção de veículos equivalem, em alguns casos, o de um carro zero quilómetro."
Política Externa Brasileira
Na Embaixada que trabalho aqui na Europa, mesmo com SIAFI, muitas, mais muitas coisas sao feitas para ingles ver................. SIAFI nao eh sinonimo de transperencia mesmo.........
ResponderExcluirE o carros dos Consulados e Embaixadas? Vivem rodando com as senhoras dos Embaixadores entre spas, cabeleireiros, shoppings e outras inumeras coisas futeis. Para o brasileiro necessitado, muitas vezes hospitalizado ou detido, os carros nunca estao disponiveis, como no exemplo real reproduzido abaixo:
ResponderExcluir- Precisamos do carro , temos uma emergencia.
Sem antes perguntar qual seria a emergencia, foram logo disparando...
- Impossivel! O Embaixador esta com um carro e a Embaixatriz com o do Consulado.
Soubemos depois que a emergencia da Embaixatriz era a ida a um massagista.
Enquanto a Embaixatriz vai a massagem e o Embaixador usa o outro carro, o brasileiro contribuinte que paga por tudo isso corre o risco de morrer no hospital ou na prisao sem a menor assistencia.
com ex funcionario do Consulado de Nova York, inumeras vezes presenciei o fato de que os motoristas tiveram que pagar multa do proprio bolso, porque estacionaram em mao dupla em algum hotel para levar familiares de consules, ministros ou amigos ao aeroporto.
ResponderExcluirO motorista que estava apenas obedecndo ordens, pagava a multa.
mas Por favor nao percam o foco do movimento de voces. O TCU que cuide dessas contas. O Itamaraty vai tentar esvaziar o movimento de voces. Empurrar com a barriga.
o buraco das despesas e extremamente fundo.
Não acredito que o Tribunal de Contas possa fazer muito. As contas ja são camufladas quando informadas.
ResponderExcluirSem querer alterar o processo que está seguindo a Operacão despertar, seria possivel comunicar este movimento nas TV(s) no Brasil e exterior? E, também nos jornais, em notícias de manchetes?
ResponderExcluirSeria otimo se pudessemos ter o nosso movimento em grandes manchetes, so precisamos que a midia tenha conhecimento e mais interesse. Para isso a ajuda de cada um e' imprescindivel.
ResponderExcluirPara o Brasil fazer parte do grupo dos grandes tem a obrigacao de mudar a mentalidade tacanha de seculos...TUDO para pouquissimos e NADA para muitos, inaceitavel em um governo petista.
ResponderExcluirO investimento em pessoal deve ser o numero 1, pois pessoal treinado, capacitado e bem remunerado reflete diretamente no atendimento, na producao e no servico.
O governo deve sempre informar e relembrar seus funcionarios, principalmente os chefes de Postos Consulares, que eles estao no comando para ATENDER A COMUNIDADE, e nao para ganhar tempo para a carreira e ficar na espera em pegar uma EMBAIXADA. Eles tem que trabalhar, comparecer nos Postos e atender aos brasileiros, pois sao extremamente bem pagos para fazer o minimo.
O perfil de cada um deve ser avaliado antes "de dar esse ou aquele" Posto. Pessoas despreparadas para a funcao, com raras excecoes, 'e o que mais vemos ...
Informar ao funcionario publico que se tornou um Embaixador de uma Embaixada, que ele esta' ali para representar o pais, com todas a implicacoes que isso representa e nao para tirar TODAS as vantagens do cargo porque esperou a vida inteira para estar ali, pensando em si primeiramente antes de pensar no empregador, o governo brasileiro, que o paga!
Vergonhoso! No consulado onde trabalho, a chefia nao permite que o motorista saia com o oficial de chancelaria responsavel pelo proximo consulado itinerante afim de que este possa averiguar o local, conversar com os participantes daquele evento, mas nao hesita em requerer o motorista para levar filho ao medico, fazer compras ou outras atividades pessoais! Desloca o que publico para privado!
ResponderExcluirPrecisamos que os grandes meios como Veja, Isto e, Globo, Folha, investiguem e publiquem tudo isso, pois eis a corrupcao legalizada!
Eh a certeza da impunidade que gera esse tipo de situcao, onde pessoas ditas esclarecidas abusam do dinheiro publico. Nao tem nocao de consequencias e cuidam somente para o proprio umbigo.
ResponderExcluirO governo destina a verba para o MRE, e ele gasta da forma que acha que deve. Se o TCU enviasse auditores para os Consulados e Embaixadas A, B ou C, pegariam muita coisa, basta ter vontade. Quem sabe entao a renda seria melhor distribuida, os locais ganhariam um salario justo e os brasileiros seriam atendido realmente como devem ser!!!!!
ResponderExcluirGente, o que realmente me deixa irritado 'e saber que dinheiro ate' tem, mas para coisas superfluas.
ResponderExcluirE as tais festinhas com artistas brasileiros, que alguns Postos promovem?
E' ai' que o TCU deveria atacar, e' um tal de "comprar" recibo para justificar a gastanca...com alguns funcionarios do quadro sendo obrigados a camuflar e consertar a prestacao de contas. Se a gente abrir a boca mesmo teremos que chamar a policia, tem muito ladrao do dinheiro publico !!!
Pessoal nos deveriamos enviar tudo as denuncias para a revista Veja, Isto e' ou Carta Capital o que acham?
ResponderExcluirO Itamaraty é talvez a estrutura mais arcaica do governo brasileiro, o sistema feudal em exercício dentro deste Ministério é responsavel por infinitos e diários casos de abuso de poder. Uma reforma das estruturas arcaicas do MRE é imprescidível e urgente, devendo começar necessarimente pela resolução DEFINITIVA da situação de limbo dos funcionários locais, atualmente as maiores vítimas do abuso de poder facilitado pela ausência de regulamento próprio.
ResponderExcluirSou funcionário contratado local do MRE na Europa, e concordo com os dizeres do colega acima de que "somos as maiores vítimas do abuso de poder facilitado pela ausência transparente de uma lei trabalhista".
ResponderExcluirVamos nos unir e mostrar para os que abusam que eles não estão lidando com analfabetos, que desconhecem seus direitos.
Esta oportunidade de apoio do Senador Paim é única e com o apoio dele iremos resolver este assunto de uma vez por todas....