segunda-feira, 27 de junho de 2011

Funcionário de Embaixada é impedido de aposentar

"Funcionário de Embaixada é impedido de aposentar
Enviado por Eduardo de Oliveira - 25.06.2011 | 21h24m

Um relato dramático de um funcionário da Embaixada do Brasil em Londres é um símbolo das reivindicações do movimento grevista ‘Operação Despertar.’

Antonio Falcão Rodrigues de Oliveira, o Tom Falcão, serviu o Itamaraty em Londres por 27 anos. Quando há 3 anos ele pediu a aposentadoria veio a supresa: Oliveira tinha contribuído para o INSS, mas o Itamaraty não repassou as suas contribuições – segundo o que a ele foi informado.

O caso de Oliveira não é o único. Todos os dias o movimento recebe novos relatos de funcionários que não conseguem se aposentar, simplesmente porque a burocracia do Itamaraty é falha e ninguém faz nada a respeito.

Alguns funcionários são injustiçados depois de servir o Itamaraty por 40 anos. Tem adeptos ao movimento grevista que classifica a situação como ‘sistema absolutista,’que ‘depende da decisão do chefe consular para sobreviver,’ como se o chefe pudesse decidir sobre ‘a vida e a morte.’

Nessa semana, funcionários locais das embaixadas do Brasil em Amã, na Jordânia, em Washington D.C., nos EUA, em Dublin, e do consulado-geral de Barcelona, na Espanha, aderiram ao movimento. Agora a ‘Operação Despestar’ já conta com 500 participantes.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse ao blogueiro que na semana que se inicia nessa segunda-feira, 27, vai ser realizada uma reunião para tentar evitar a crise nos consulados. O senador petista disse que representantes do Ministério das Relações Exteriores e dos trabalhadores que ameaçam entrar em greve vão estar presentes. No entanto, a liderança da ‘Operação Despestar’ alega que ninguém do movimento foi convidado até agora.

Os grevistas também informam que o senhor Heraldo Neto, que foi funcionário do Consulado de Boston por 8 anos, não representa o movimento. Neto tem feito denúncias graves contra o ex-cônsul de Boston, o embaixador Mário Ernane Saade, mas ele não tem permissão para falar em nome da ‘Operação Despertar’."


Versao em portugues:
Versao em ingles:

4 comentários:

  1. Nao podemos permitir que absurdos como o desse senhor continuem a acontecer em um pais que almeja uma posicao de destaque no cenario mundial.
    Inadmissivel.

    ResponderExcluir
  2. Como a situação do Tom Falcão, existem outros locais em igual situação. O MRE trata caso a caso isoladamente, paga o passivo e tudo fica no silêncio. O MRE nem mantém o interessado informado de como anda a situação, deixam nosso colegas abandonados. Os postos não tem a função de relações humanas que pudesse tomar conta dos assuntos trabalhistas e de interesse dos funcionários. É uma vergonha para o governo brasileiro continuar deixando isso acontecer..Vai contra a Constituição Brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Ao senhor Tom Falcão: Parabéns pela coragem de compartilhar sua situação conosco. Muita força e pensamento positivo.
    Fiquei sabendo da Operação Despertar e tenho tentado acompanhar..Conheço pessoas que trabalham nos postos nos EUA..e fico triste de tomar conhecimento que o governo brasileiro abandona estes cidadãos que estão fora do Brasil mas ainda servindo sua pátria. Conheço a lei trabalhista americana e posso imaginar o limbo destes funcionários aqui nos EUA..
    Os 500 locais da operação já fazem parte de minhas rezas diárias.
    Que justiça seja feita para todos vocês..

    ResponderExcluir
  4. Muito triste esta situação ....
    Todos iremos colher bons frutos com ete ato de coragem
    Obrigada Tom

    ResponderExcluir