domingo, 26 de junho de 2011

Crise: Diplomatas rebatem greve com contrato temporário

"Enviado por Eduardo de Oliveira - 21.06.2011| 20h03m.
Crise: Diplomatas rebatem greve com contrato temporário


O silêncio e o medo marcam o clima de combate à ‘Operação Despertar,’ movimento grevista de funcionários de consulados do Brasil que reivindicam melhores condições de trabalho.

Uma funcionária de um consulado brasileiro na costa leste dos EUA não quis sequer revelar seu nome para o blogueiro, com medo de represálias.

Segundo informações de manifestantes, o alto escalão do consulado de Chicago ameaçou demitir todos os funcionários que assinassem a carta enviada para a presidenta Dilma Rousseff. Como resultado, nenhum das 204 assinaturas que compõem a carta vem do consulado de Chicago.

A tática do silêncio dos diplomatas fica clara num episódio com cônsul-geral do Brasil em Boston, embaixador Fernando de Mello Barreto. O blogueiro tentou dar a ele o direito de responder o que os manifestantes alegam, já que 19 dos 204 manifestantes vem do seu consulado.

A reposta do embaixador foi curta e grossa: ‘Eduardo, não tenho qualquer informação sobre greve no consulado.’ No entanto, o embaixador recebeu uma cópia da carta enviada para a presidenta Dilma no dia 5 de maio. Ou seja, ele sabe do movimento há mais de um mês.

E agora vem a maior prova de que o Ministério das Relações Exteriores não vai sentar na mesa de negociação – pelo menos não por enquanto.

Segundo fontes do movimento ‘Operação Despertar,’ ‘na manhã desta terça-feira, alguns postos (Consulados-Gerais) estão preparando novos contratos de trabalho para serem assinados às pressas.’

Os manifestantes complementam: ‘sem negociação, o contrato é imposto e o funcionário coagido a assinar, caso contrário poderá ser demitido. Não há negociação ou a participacao dos empregados na elaboração desses contratos, chamados de contratos ‘temporários’, renováveis ano a ano.’

Só que os manifestantes alegam que não podem ser considerados ‘temporários,’ pois trabalham há décadas no mesmo posto.

Os manifestantes suplicaram, em mensagem eletrônica, ao senador Paulo Paim (PT-RS) para protegê-los contra perseguições e demissões.

Uma funcionária de um consulado na costa leste dos EUA admitiu ao blogueiro que ‘funcionário insatisfeito não oferece ao público brasileiro o melhor serviço possível.’

Último desenvolvimento da Crise Diplomática:

Hoje a ‘Operação Despertar’ recebeu novos adeptos da Comissão Naval do Ministério da Defesa, localizada em Washington D.C. Segundo os manifestantes, esses funcionários se encontram no mesmo limbo que os contratados locais das embaixadas e dos consulados do Brasil pelo mundo".

Fonte: Brasil com Z / O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário