terça-feira, 23 de agosto de 2011

Senador Paulo Paim

A Operação Despertar, o Sindinações e o Sinditamaraty comunicarão ao Senador Paulo Paim, em reunião nesta sexta-feira, 26 de agosto, que o MRE cessou as negociações.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nota conjunta Sinditamaraty e Operacao Despertar

No dia 11 de agosto de 2011, no 8º andar do Anexo I ao Palácio Itamaraty, sala “J”, reuniram-se, de um lado, representantes da Administração do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Advocacia-Geral da União (AGU) e, de outro, a representante da Operação Despertar, que tinha a seu lado, e a  convite seu, um representante do Sinditamaraty....


...Em países onde não existe legislação trabalhista local ou onde ela é oriunda do direito consuetudinário, os empregados, Auxiliares Locais, do Ministério das Relações Exteriores ficam à mercê dos chefes dos postos que aplicam o direito que querem e da forma que querem. Têm mais direitos apenas os “amigos do rei” – motivo maior das reivindicações da Operação Despertar....


http://www.sinditamaraty.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6574:nota-conjunta--sinditamaraty-e-operacao-despertar&catid=161:noticias-sinditamaraty&Itemid=45

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tentaram nos calar...

...mas nao conseguiram!

                            
Conseguiram apenas nos desafiar a trabalhar mais, o que agradecemos, mas por questao de logistica e inteligencia, agora em silencio...


Aguardem !

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Apenas uma questão de direção ...


Não deu pela direita, vamos pela esquerda!

Sociedade condenada


“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.



Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920)

domingo, 14 de agosto de 2011

Fecharam a porta!

Representantes do MRE aconselhados por advogados da Uniao, fecharam a porta para qualquer tipo de negociacao!
Os 3 advogados da AGU presentes na reuniao de 11 de agosto deixaram claro que nao ha' nada a fazer com relacao aos funcionarios contratados locais, que, segundo eles, estao devidamente regulamentados e regularizados.


Negociacao encerrada...Vamos `a luta !

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Luto em Montreal !

HORA DA TRAVESSIA

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...

É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos..."

Fernando Pessoa

Pauta Unificada

PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES

Documento Conjunto dos funcionários locais do Ministério das Relações Exteriores e de representações oficiais do Governo do Brasil no Exterior, reunidos e representados pela OPERAÇÃO DESPERTAR – o movimento unificado dos funcionários locais de repartições diplomáticas e governamentais brasileiras no exterior pela valorização dos trabalhadores do Governo Federal do Brasil no exterior.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Consulado-Geral do Brasil em Toronto.

Comunicamos a adesão do Consulado-Geral do Brasil em Toronto, Canadá !
 
Sejam muito bem-vindos!

Assédio Moral

"Tudo muito triste. Nos sentimos até no tempo do militarismo (o qual bem sabemos nossa Presidenta sempre lutou contra), mas estamos sendo tolhidos do direito a liberdade de expressão. Onde ficou a democracia?"
Funcionário local em Chicago

Esclarecimento da Operação Despertar :

A Operação Despertar é um movimento Pró - Funcionário Local, em prol da valorização dos profissionais que atendem à mais de três milhões de brasileiros no exterior, que em muitas ocasiões representam o governo brasileiro no exterior e que são o elo entre o local e a Missão.
A"Operação Despertar" não é não é contra ninguém , e muito nos surpreende saber que "alguns" tomam isso como algo pessoal e que obtusamente não percebem que a Constituição Brasileira está sendo desrespeitada, que a Declaração Universal dos Direitos Humanos tampouco é observada e que as frases do discurso de nossa Presidente Dilma Roussef se tornaram palavras vãs. 
Quem quer impor a ditatura do medo, é exatamente aquele que deveria dar exemplo e mostrar como ser um exímio negociador em épocas de crise. Neste caso, entregar o problema para a fonte - o MRE.

sábado, 6 de agosto de 2011

Happiness at work: why it counts - THE GUARDIAN

The absence of wellbeing in the workplace is costly. In the government's recent Foresight Programme study on mental capital and wellbeing, it was estimated that sickness absence, presenteeism (being present at work but contributing little added value to the business) and labour turnover cost the country about £26bn a year.

Incidences of stress-related sickness absence have also risen, replacing backache as the main source of work illness, with 40% of incapacity benefits (the biggest source) attributed to mental ill health and stress. Indeed, the 2009 Boorman review for the NHS into health and wellbeing indicated savings of over £555m could be made from reduced sickness absence if healthier work environments were created.

The top motivator is "respect" – how valued and trusted by their organisation
employees feel. Then comes (in order of priority) "type of work", "providing good service to customers", "the people you work with" and finally, good "work-life balance". Only after these does pay come into the equation. Given the recent controversies over bankers' pay, it's interesting that "bonuses" come bottom of the list.


Boas-vindas ao Vice-Consulado do Brasil no Rio Branco, Uruguai !!

Comunicamos a adesão do Vice-Consulado do Brasil no Rio Branco, URUGUAI.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sejam bem-vindos: Funcionários do Vice-Consulado do Brasil em Artigas, URUGUAI

Comunicamos a adesão do Vice-Consulado do Brasil em Artigas, no URUGUAI, à Operação Despertar.

Esconde-esconde!

O MRE tem um prazer especial em esconder informações de nós, funcionários locais, a exemplo de: quantos somos, as leis que nos regem, os direitos dos contribuinte do INSS, que estão no exterior... etc...sendo o ápice do esconde-esconde a Portaria Intreministerial abaixo:

Portaria Conjunta RFB/INSS\MRE nº 02, de 25 de novembro de 2010

“Art. 3º O auxiliar local que, em razão de proibição legal, não possa filiar-se ao sistema previdenciário do país de domicílio, é segurado obrigatório da Previdência Social Brasileira, na qualidade de empregado.
Parágrafo único. Cabe ao órgão ou entidade contratante comprovar perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o impedimento legal à filiação do auxiliar local ao regime de previdência do país onde esteja sediado o posto ou a repartição.
Art. 4º A regularização da situação previdenciária feita na forma desta Portaria garante ao auxiliar local e aos seus dependentes o acesso aos benefícios previdenciários de que trata o art. 18 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.”
LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.
“Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: (Redação dada pela Lei nº 8.647, de 1993)
I - como empregado: (Redação dada pela Lei nº 8.647, de 1993)
e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio;”
“Art. 18.  O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:
        I - quanto ao segurado:
        a) aposentadoria por invalidez;
        b) aposentadoria por idade;
        c) aposentadoria por tempo  de contribuição; (Redação dada pela Lei Complementar nº 123, de 2006)
        d) aposentadoria especial;
        e) auxílio-doença;
        f) salário-família;
        g) salário-maternidade;
        h) auxílio-acidente;
        i)    (Revogada pela Lei nº 8.870, de 1994)
        II - quanto ao dependente:
        a) pensão por morte;
        b) auxílio-reclusão;
        III - quanto ao segurado e dependente:
        a) (Revogada pela Lei nº 9.032, de 1995)
        b) serviço social;
        c) reabilitação profissional.”

Sempre fomos informados que teríamos direito apenas a aposentadoria por tempo de serviço.
Sempre fomos informados que as grávidas contribuintes do INSS não teriam direito ao salário-maternidade.
Sempre nos intrigou o fato de pagarmos o teto máximo, pela alíquota máxima, e de não termos os mesmo direitos dos brasileiros no Brasil. 
Sempre o nosso faro dizia que algo estava errado, pois segundo a nossa Constituição TODOS são iguais perante a lei.

Hoje nos deparamos com essa informação, que nunca nos foi dada seja por DESPTEL ou por CIRCTEL. Esconder, não dar publicidade e não cumprir a lei é crime !!! O responsável deveria ser severamente punido.

SEMPRE mais SEMPRE de todos é que a verdade  SEMPRE aparece !

O pior que vc tem a fazer é não fazer nada !

"O medo de represalia é GRANDE aqui...."
"Fomos intimidados...."
Tudo muito triste. Nos sentimos até no tempo do militarismo (o qual bem sabemos nossa Presidenta sempre lutou contra), mas estamos sendo tolhidos do direito a liberdade de expressão. Onde ficou a democracia?
"Eles podem passar por cima da gente como tratores ..."

"Hoje de manhã escutei no rádio 'O pior que vc tem a fazer é não fazer nada', senti na alma ..."
Desabafo de um funcionário local, hoje pela manhã.
Perguntamos a cada um: Até quando vamos continuar a ler relatos como esse? Por que nos tratam como quebra-galhos e por vezes como inimigos? Por que não nos valorizam ?
Porque nunca nos unimos, nunca nos valorizamos, nunca fomos uníssonos, etc...
O pior é sempre não fazer nada !

terça-feira, 2 de agosto de 2011

URUGUAI - Adesão do primeiro país da América do Sul ...

CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM RIVERA - URUGUAI, acaba de aderir a Operação Despertar.

Sejam bem-vindos !

BERLIM mostra sua cara

Os funcionários locais da Embaixada do Brasil em Berlim, que desde maio participam da Operação Despertar, também estão na luta, e por isso vestem-se de preto:

Funcionários locais da Embaixada do Brasil em Berlim