segunda-feira, 27 de maio de 2013

CLAUDIO HUMBERTO

27/05/2013 | 00:00

É fria

O Itamaraty diz que vai apurar denúncia dos funcionários do consulado em Atlanta (EUA), obrigados pelo então embaixador Adalnio Ganem a furar o bloqueio de uma nevasca. Vizinho do consulado, ele trabalhou.



sexta-feira, 10 de maio de 2013

THE SIDNEY MORNING HERALD E THE AGE

'Bullying' Brazilian diplomats recalled
http://news.smh.com.au/breaking-news-national/bullying-brazilian-diplomats-recalled-20130510-2jcz3.html

http://news.theage.com.au/breaking-news-national/bullying-brazilian-diplomats-recalled-20130510-2jcz3.html
Brazil has recalled two of its most senior diplomats in Australia over sexual harrassement allegations.
Two senior Brazilian diplomats working in Sydney have been recalled over sexual harassment and bullying claims.
The Brazilian government has ordered Consul-General Americo Fontenelle and his deputy Cesar de Paula Cidade to return home following an internal investigation into allegations brought by their staff, AAP understands.
Brazil's Jornal Nacional reports the pair will face administrative hearings in Brasilia in the coming weeks.
The report says they were also accused of abusing their authority, racism and homophobia.
Fontenelle has been a diplomat for more than 35 years, with previous postings to the United States, Canada and Italy. The 59-year-old has been consul-general in Sydney since 2010.
Comment is being sought from the consulate and the Brazilian Embassy in Canberra.
http://www.sbs.com.au/news/article/1764886/Bullying-Brazilian-diplomats-recalled

Claudio Humberto - Mais uma denúncia

   http://www.claudiohumberto.com.br/principal/



11/05/2013 | 00:00

Mais uma denúncia

Servidores do consulado-geral do Brasil em Atlanta (EUA) denunciaram em abaixo-assinado que o embaixador Adalnio Ganem arriscou suas vidas durante a nevasca de janeiro de 2011, obrigando-os a trabalhar, mesmo o governo local pedindo que ninguém saísse de casa.

APOIO: Deputado Federal Darcísio Perondi PMDB-RS



PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

O SR. DARCÍSIO PERONDI (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, muitos Parlamentares ainda não têm conhecimento de uma situação precária e difícil porque passam muitos brasileiros no exterior. Em todos os países onde o Brasil tem representação diplomática, existem funcionários contratados, em sua grande maioria cidadãos brasileiros, que prestam apoio às missões diplomáticas do Brasil.
Eles trabalham em diversas áreas, como assistentes, secretários, analistas, professores, tradutores, copeiros, entre outras.são segregados dos servidores públicos do ministério – assistentes de chancelaria, diplomatas e oficiais. São conhecidos como Funcionários Locais Contratados. O problema éque todo esse pessoal, cerca de três mil pessoas – 70% da força de trabalho total do ministério no exterior – foi deixado à margem e vive sob um verdadeiro limbo jurídico.
E um dos culpados dessa grave situação é o Ministério das Relações Exteriores, que toma decisões empregatícias como bem entende. Se a solução assim convier ao Ministério, ele usa a lei trabalhista local, do país onde está localizada a representação diplomática. Se a Lei local não for favorável, o Ministério aplica a Lei Trabalhista Brasileira. Ou seja, esses funcionários estão sujeitos, compulsoriamente, à Lei da Conveniência.
Estive semana passada em missão oficial nos Estados Unidos e ouvi o apelo da AFLEX – Associação Internacional dos Funcionários Servidores Locais do Ministério das Relações Exteriores. A entidade defende a aprovação de uma lei específica e que dê transparência e mais tranquilidade a todo esse pessoal. Soube, inclusive, que uma carta já foi encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que ainda não se pronunciou a respeito.
Faço aqui um apelo ao Ministério das Relações Exteriores para que tome uma atitude, pois essa situação de limbo jurídico não pode continuar.

Gastos do Itamaraty - Correio Braziliense

LEIA NA ÍNTEGRA, com jornal impresso.
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/5/10/bolsa-aluguel-do-ltamaraty-e-uma-caixa-preta


Link jornal online:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2013/05/10/interna_politica,365271/itamaraty-gasta-quase-r-100-milhoes-por-ano-com-auxilio-moradia.shtml

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Carta do gabinete da Presidente Dilma à Presidente da Aflex

Vamos chegar lá...
                     Presidenta Dilma, na carta acima referida, também solicitamos encarecidamente   uma audiência com Vossa Excelência.

CLAUDIO HUMBERTO


10/05/2013 | 00:00

Pijama diplomático

Afastados sob acusação de assédio, o embaixador Américo Fontenelle (que ainda está em Sidney, Austrália) e o adjunto César Cidade poderão ganhar pizza à Patriota: aposentadoria, em vez de demissão.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
10/05/2013 | 00:00

Espelho meu

A denúncia de assédio contra o cônsul do Brasil em Sidney (Austrália), Américo Fontenelle, agora descoberta pelos jornalões, foi revelada nesta coluna em 14 de fevereiro. Noticiamos acusação idêntica em 2007, quando ele era cônsul em Toronto (Canadá), que deu em pizza.

IMPRENSA

TERRA:
http://noticias.terra.com.br/brasil/embaixadora-assumira-consulado-do-brasil-em-sydney-apos-denuncias,7031bf069748e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

ESTADÃO:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,suspeito-de-assedio-consul-em-sydney-pede-afastamento-,1029956,0.htm

O GLOBO:
Ancelmo Gois
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2013/05/09/a-coluna-de-hoje-495969.asp

Assédio sexual Sabe esse Américo Fontenelle, que perdeu o cargo de cônsul-geral do Brasil em Sidney depois de denúncias de assédio moral e sexual? 

Vem a ser filho do coronel Américo Fontenelle, o polêmico diretor de trânsito do Rio, e depois de São Paulo. O coronel, que mandava esvaziar os pneus de carros estacionados irregularmente, morreu em 1967 diante das câmeras de um programa de TV. 

CORREIO DA MANHÃ - PORTUGAL:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/brasil-afasta-consul-em-sidney-por-assedio-sexual
O DIA:
http://odia.ig.com.br/portal/brasil/itamaraty-afasta-diplomata-acusado-de-ass%C3%A9dio-sexual-na-austr%C3%A1lia-1.579894

terça-feira, 7 de maio de 2013

G1 da Globo

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/itamaraty-investiga-denuncias-de-assedio-sexual-e-moral-em-consulado.html

Rádio SBS Austrália

http://www.sbs.com.au/yourlanguage/portuguese/highlight/page/id/265780/t/Est%C3%A1-na-hora-do-Itamaraty-ter-um-choque-de-realidade,-de-modernidade,--diz-presidente-da-AFLEX,-em-Atlanta/

Notícias TERRA

http://noticias.terra.com.br/brasil/consul-geral-de-sydney-chama-embaixador-de-idiota,66e96788ab08e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Rádio CBN


Aflex Sidney - Jornal Nacional

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/itamaraty-investiga-denuncias-de-assedio-sexual-e-moral-no-consulado-do-brasil-em-sidney/2560553/

Rádio CBN - PAD instaurado

O CORREGEDOR DO SERVIÇO EXTERIOR, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 1.793, de 18 de janeiro de 1996, resolve:

Designar o Embaixador ANTÔNIO JOSÉ REZENDE DE CASTRO, a Embaixadora ANA LÉLIA BENINCÁ BELTRAME e o Embaixador SÉRGIO LUIZ PEREIRA BEZERRA CAVALCANTI, para, sob a presidência do primeiro, comporem Comissão encarregada do Processo Administrativo Disciplinar COR 02/13, com vistas à apuração de denúncias contra o Embaixador AMÉRICO DYOTT FONTENELLE e o Conselheiro CESAR DE PAULA CIDADE, fazendo uso das informações contidas no "Relatório da investigação inicial sobre denúncias no Consulado-Geral do Brasil em Sydney", do Embaixador ROBERTO ABDALLA, de 13 de março de 2013, e anexos, bem como da documentação correlata, de variada procedência, recebida pela Corregedoria do Serviço Exterior.

HERALDO PÓVOAS DE ARRUDA



http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2013/05/07/FUNCIONARIOS-DA-EMBAIXADA-BRASILEIRA-EM-SYDNEY-DENUNCIAM-CONSUL-POR-ASSEDIO-MORAL-E-SEX.htm



Falta ainda incluir a funcionária local solicitada pela AFLEX, para assim oferecer maior conforto às vítimas.

Mas..


PARABÉNS A TODOS OS GUERREIROS E GUERREIRAS !!!

Diretoria da Aflex

segunda-feira, 6 de maio de 2013

COMUNICADO

A AFLEX acompanha com grande interesse o resultado da Assembléia-Geral convocada pelo SindItamaraty para o próximo dia 8 de maio.


INFORMES SINDITAMARATY
Assembleia - Geral do Sinditamaraty 
03.05.2013

O Presidente do SINDITAMARATY– Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores, no uso de suas atribuições, conforme o art. 12, inciso I, do Estatuto, convoca os servidores do Quadro Permanente do Ministério das Relações Exteriores para Assembleia Geral, que será realizada no próximo dia 08 de maio de 2013, às 14:00hs em primeira convocação e às 14:15hs em segunda convocação, no auditório Paulo Nogueira Batista, localizado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, para deliberar sobre:

·         Prestação de Contas - Ano 2012;
·         Consulado Geral em Sydney - Paralisação das atividades no Brasil e exterior dia 15 de maio - Instauração de PAD.



DIRETORIA DA AFLEX.

sábado, 4 de maio de 2013

Rádio SBS - Austrália

http://www.sbs.com.au/yourlanguage/portuguese/highlight/page/id/265446/t/Segundo-abaixo-assinado-dos-funcionários-que-denunciaram-assédio-no-Consulado-do-Brasil-em-Sydney,-pedindo-um-PAD/

Visita da Presidente ou de Diretores da AFLEX ao seu Posto

Prezados colegas,

Conforme havíamos informado anteriormente, a presidente da AFLEX estará em Toronto, Canadá, entre os dias 1 e 4 de junho para encontrar-se com o senhor Georges Cunningham.
Se você é funcionário de Brasemb Ottawa, CG Toronto, CG Montreal ou mesmo de CG Vancouver, entre em contato com outros colegas de seu posto e depois com o Georges, que se ofereceu para organizar o encontro em Toronto. Na oportunidade serão prestados maiores esclarecimentos sobre o projeto de lei, sobre a viagem à Brasília e sobre a AFLEX.

Outras visitas:

Europa: Brasemb Londres/CG Londres e Brasemb Paris/ CG Paris
Se você está na Europa e deseja uma visita ao seu posto, por favor fale com os seus colegas, entre em contato conosco informando o número de funcionários para assim estudarmos a viabilidade.

Washington DC: Brasemb Washington, Missão na OEA, CG Washington, etc...
Para breve!


As viagens serão realizadas em finais de semana no caso de postos mais próximos. Para os postos mais distantes as visitas deverão ser acomodadas dentro do período de férias da diretoria.


DIRETORIA da AFLEX

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nova Diretoria e novos Diretores

A AFLEX dá as boas vindas aos novos diretores:



Luís Henrique Aroeira Neves
DIRETOR DE DIREITOS HUMANOS

Viviane Jones
SUPLENTE


Marcus Cançado
DIRETOR FINANCEIRO



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do Trabalhador

Hoje é o dia do trabalho e comemora-se também os 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas ( CLT) do Brasil.

Hoje nós comemoramos 2 anos de existência!

Parabéns a todos que iniciaram a Operação Despertar, hoje AFLEX, e mostraram ao mundo que existimos como classe trabalhadora.

Pouco tempo para muitas conquistas, mas muito tempo para tantas injustiças, então temos que continuar ...

...As nossas reivindicações são justas e nobres !

DIRETORIA DA AFLEX