sexta-feira, 19 de abril de 2013

CENSURA


Censura no Consulado do Brasil em Boston em 20/06/2012


"Nos dias que permaneci em Brasília, assisti a algumas sessões do Senado Federal e presenciei a criação da Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça, encarregada de trazer à tona o histórico e as injustiças cometidas na época da ditadura militar. Tive orgulho de presenciar o fato, mas ao mesmo tempo fiquei preocupada por não ver a mesma abertura nos "porões" do Itamaraty.  

Com uma estrutura arcaica e ultrapassada, a diplomacia brasileira peca pelo excesso de arrogância e espírito anti-democrático, tão antagônicos aos tempos atuais.  A blindagem, até então intransponível do Itamaraty, tem apresentado sinais de fragilidade com os recentes acontecimentos de assédio moral e sexual em Sidney, e da exposição do frágil modelo de gestão da pasta, amplamente divulgado na mídia.  O assédio faz parte há tempos da "cultura da casa" e vitima tanto funcionários locais como diplomatas mais jovens, oficiais e assistentes de chancelaria. 
Como representar o Brasil no exterior se na própria casa há desorganização, discordância e um ambiente de trabalho, de castas,  nada diplomático."
Solução? Aceitar o século XXI e consequentemente a modernização ....



Claudia Siano Rajecki 

Presidente da AFLEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário