segunda-feira, 11 de maio de 2015

COMUNICADO DA AFLEX

                                                                     

                                                         COMUNICADO
                             

Tendo em vista o anúncio do sindicato Sinditamaraty, em mídias sociais e na imprensa, da greve dos funcionários do quadro permanente do Itamaraty, diplomatas, oficiais de chancelaria, assistentes de chancelaria e de outras carreiras, para os próximos dias 12 e 13 de maio, a Associação Internacional do Funcionários Locais no Mundo – Aflex, vem a público prestar alguns esclarecimentos.

Apesar da “coincidência” das datas, não é a mesma classe que entrará em greve. Após quase um ano da greve dos funcionários locais, nos dias 13 e 14 de maio de 2014, que fechou 16 postos estratégicos, como o Consulado-Geral do Brasil em Nova York, a Aflex não foi contactada ou ouvida pelo governo até o momento, apesar da forte repercussão na mídia nacional e internacional. Na ocasião, na contra-mão da diplomacia, a greve resultou em cortes de dois dias de salário, demissões, muita pressão e ameaças.

A classe dos funcionários locais é composta por aproximadamente 4.000 trabalhadores, encarregados por cerca de 90% do atendimento ao público e 75% da impressão de documentos, entre outros atendimentos em setores como assistência, administração, informática, educacional e comercial, nos consulados, embaixadas e nas diversas missões. Não são servidores públicos brasileiros e nem pleiteiam ser, pois são recrutados por processo seletivo em diferentes países, entretanto, representam o Brasil de forma exemplar e servem há décadas as comunidades, brasileiras e estrangeiras, no exterior.

Todo trabalhador merece receber tratamento digno, mas infelizmente os salários dos funcionários locais continuam defasados e já são 8 anos sem reajuste salarial. Para piorar, o limbo jurídico não foi solucionado, alguns contratos de trabalho tem sido diminuídos para de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses, o nível de insatisfação é enorme e o número de pedidos de demissão nos últimos meses bateu recordes.

Apesar do cenário turbulento a Aflex preocupa-se com o impacto que a notícia da greve possa ter para o público em geral, por isso solicitou que a classe compareça, como de hábito, aos seus postos de trabalho para que o atendimento ao público não seja afetado. Para tal, conta com a colaboração dos Chefes dos Postos, Encarregados, Cônsules-Gerais e Embaixadores, para que assegurem a abertura dos postos diplomáticos, a entrada dos funcionários locais e do público.


                                         DIRETORIA DA AFLEX
                                  www.aflex.org – contato@aflex.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário