quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O que é assédio moral ?



"O assédio moral, por definição, é um tipo particular de abuso de poder que acontece de modo sofisticado e sutil de uma pessoa sobre outra, tomada como vítima. O assediador moral ou "perverso narcisista" (sic!) pratica compulsivamente a "conduta abusiva, manifestando-se sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano a personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa". (HIRIGOYEN, 2000: p.65) Noutras palavras, é quando alguém em posição de poder (patrão, chefe, professor, médico, psicoterapeuta, etc.) usa de palavras e/ou ações ambíguas (pouco claras de sentido, sutis) que não são imediatamente percebidas como sendo agressivas ou destrutivas, porque outras mensagens , emitidas simultaneamente com elas se confundem e, por isso mesmo, terminam por atingir o moral, a auto-estima e a segurança de outrem. A vítima indefesa, introjeta em seu psiquismo esse "veneno", causando-lhe efeitos que vão desde a dúvida sobre sua competência, sentir-se magoada consigo, até podendo disparar uma depressão já latente. Há casos comprovados de suicídios em que houve assédio moral."

"...no jogo entre as classes sociais existe a ideologia dominante, no jogo microssocial (que compreende pessoas e grupos investidos de poder versus os despossuídos do mesmo) é que tende a acontecer o assédio moral. Desse modo, um chefe no trabalho poderia abusar da posição hierárquica para com seu subalterno, um graduado das forças armadas com um menos graduado, um médico pode cometer assédio moral com seu cliente e com funcionários, um professor (que tem o poder de saber e de controle de turma, das notas, etc.) poderia estar cometendo assédio moral com um aluno ou a turma toda. Até um psicoterapeuta  de estrutura perversa poderia abusar da fragilidade de seu cliente, com intervenções que em vez de melhorá-lo psiquicamente o faz piorar na sua condição clinica."

"O assédio moral é calculado e dirigido pelo agressor que deseja destruir outra pessoa de modo limpo, isto é, "sem que haja uma gota de sangue ou um gesto mais brutal" a tal ponto de terminar por provocar um verdadeiro "assassinato psíquico"(sic!), sem que os que estão ao seu lado sequer percebam. Quando o assédio moral acontece no trabalho, poderá causar danos a vítima, tais como: colocar em perigo seu emprego, desqualificá-lo, degradá-lo de seu título, etc. Por exemplo, um funcionário, antes acostumado a almoçar com colegas, se vê isolado na mesa, comendo sozinho. Antes, chamavam-no para jogar futebol, agora "esquecem" de chamá-lo. Há poucos dias, pertencia a um grupo de trabalho, agora os membros desse grupo não mais fala com ele e, nem ele sabe qual o motivo desse afastamento."


Nenhum comentário:

Postar um comentário