domingo, 14 de outubro de 2012

INJUSTIÇA em CG PARIS

Caros colegas,

Chegou ao nosso conhecimento que o Consulado-Geral do Brasil em Paris acaba de demitir o contratado local Julivaldo Pereira do Nascimento por motivo de “indiscisplina e insubordinação”. O funcionário em questão, completaria 3 anos de serviço em novembro e, em seu maço pessoal não constava nenhuma advertência ou documento semelhante.


Os funcionários locais do Consulado-Geral em Paris decidiram trabalhar nos próximos dias de luto em solidariedade ao colega e em manifesto contra a brutalidade e a inflexibilidade do Posto diante dessa decisão, bem como, pela noção relativa e abstrata do motivo alegado.



Pivô do incidente:

O incidente ocorrido em agosto, que gerou a demissão, teve como pivô o mesmo diplomata irresponsável que em junho ameaçou demitir um dos motoristas do Consulado-Geral ou, caso contrário, deixaria o Posto se suas ordens fossem questionadas por ele novamente. O que seria,  ter-se dirigido ao Chefe da Administração, comunicando que não poderia cumprir a ordem, por não poder assumir a responsabilidade, na condição de motoristade "prestar assistência e acompanhar uma brasileira com problemas psíquicos", sem estar acompanhado de responsável hierárquico.


OBS: O funcionário contratado localmente muitas vezes é forçado a realizar tarefas que colocam sua vida em risco. A maioria realiza a tarefa para não perder o emprego pois quando recusa-se ao cumprimento da mesma é ameaçado de demissão. 


Nos solidarizamos com nossos colegas de Paris, e apesar da injusta realidade na qual vivemos lutaremos para mudá-la.


Um grande abraço,


Antônio Carlos di Gaspero
   Presidente da AFLEX

4 comentários:

  1. Isso é uma vergonha!!, como um "funcionário" pode fazer demitir outro "funcionário"??.., por que o diplomata não passa de um funcionário público, igualmente que o que foi demitido!!, tem uma coisa que se chama "vínculo empregatício", o dinheiro que TODOS percebem pelo seu serviço(diplomatas, Achan, Ofchan, Cafezinhochan, AA´s, APO´s,todos!!),o pagamento de todos vem de Brasilia !!. Qualquer pais do mundo que se preze por ter uma legislação trabalhista atualizada, não poderia chancelar um contrato de trabalho de "Adesão", similar aos que assinamos quando contratamos um serviço de cartão de crédito, no qual já estão estipuladas todas as pautas, não tendo possibilidade de muda-las. Falando em outras palavras, um CONTRATO DE TRABALHO ABUSIVO!!.

    ResponderExcluir
  2. Para reverter a vulnerabilidade da categoria "Auxiliares Locais" é preciso UNIÃO junto à AFLEX e muita LUTA para o MRE implantar um "Manual de Pessoal" com direitos mínimos a serem aplicados aos Locais, independente da legislação do país, assim como, quadro de evolução funcional e salarial - vertical e horizontal.

    ResponderExcluir
  3. Os contratados locais, caso queiram os direitos dos funcionarios públicos brasileiros, podem estudar e prestar concurso no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anonimo,

    Por favor leia a SUG 008/2012 CDH Senado Federal, o funcionário local não quer ser funcionário público.
    Queremos apenas o justo e uma lei a ser seguida!!
    Nos poupe dessas afirmações e de novo: ATUALIZE_SE !

    ResponderExcluir