sexta-feira, 15 de abril de 2016

INFORMATIVO - AFLEX

Caros colegas,

Em face à crise política e financeira atual no Brasil e aos drásticos cortes orçamentários que atingem vários órgãos governamentais incluindo o MRE, a AFLEX informa que tem recebido mensagens de funcionários locais que manifestam preocupação com relação a situação contratual, algumas mensagens externam temor com a possibilidade de cortes salariais ou redução de pessoal nos postos do MRE.

Há rumores de que alguns postos receberam instruções para consultarem a legislação trabalhista local no sentido de criar planos de demissões de contratados locais. Há outros que relatam estudos visando a diminuição de benefícios do plano de saúde para os funcionários locais dos Estados Unidos.

Recebemos informações de que o MRE pretende terceirizar boa parte dos serviços consulares, a começar pelo atendimento e solicitações de vistos.  A terceirização já está implementada na China para recebimento e processamento de vistos, cabendo ao corpo consular brasileiro apenas o processo final de autorização. 

Há planos concretos do MRE de expandir a terceirização em postos dos EUA, medida adotada como projeto piloto nos postos da China em 2015. 

A AFLEX renova o compromisso de informar e alertar sobre qualquer fato relevante relacionado aos funcionários locais.

Cordialmente,

DIRETORIA DA AFLEX