terça-feira, 29 de maio de 2012


Prezados colegas,

Encaminhamos abaixo a convocação para a paralisação emitida pelo SINDITAMARATY.
Apesar de não termos recebido comunicado ou pedido de adesão, a diretoria da AFLEX esteve reunida na semana passada para deliberar sobre o assunto e decidir se haveria adesão ou não.
A maioria consultou o seu Posto e decidiu pela não adesão por acreditar que as nossas reivindicações primárias são diferentes das dos funcionários do quadro. Temos que primeiramente lutar pela nossa identidade e por nossos direitos básicos.

A AFLEX entretanto, apoia toda manifestação pacífica visando melhorias para a classe trabalhadora e se solidariza com os nossos colegas do  SindItamaraty.



Um grande abraço,

Antônio Carlos di Gaspero e Diretoria da AFLEX


De: Sinditamaraty Sindicato Nacional [contato@sinditamaraty.org.br]
Enviado: quinta-feira, 24 de maio de 2012 13:48
Assunto: PARALISAÇÃO 30/MAI - Orientações EXTERIOR - Campanha DÊ VALOR ao SERVIÇO EXTERIOR

Caros colegas,

Seguem, em anexo, os documentos referentes a nossa paralisação do dia 30 de maio próximo. A carta de comunicação ao chefe do posto está sem o cargo, data e local, que deverão ser preenchidos a mão por algum de vocês, antes da entrega.
Orientações para paralisação dos postos

1. Divulgar previamente ao Chefe do posto e à sociedade a nota do SindItamaraty comunicando a paralisação
2. Imprimir alguns folhetos para colar na porta do posto
3. No dia, comparecer ao trabalho e registrar o ponto, onde houver. As formas de mobilização podem ser decididas pelos servidores conforme a realidade de cada Posto.
4. Tirar fotos e enviar ao SindItamaraty, para divulgação posterior.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1) Tenho que pedir permissão à Chefia para participar da paralisação? R: Não, o direito à greve dos servidores públicos é garantido pelo inciso VII do Art.37 da Constituição Federal.


2) Se for ameaçado pela Chefia, o que devo fazer? R: Avise à Chefia de que o constrangimento ao exercício de direitos pode ser considerado como assédio moral e de que futuras ameaças nesse sentido serão gravadas. É importante gravar o aviso à Chefia para que a gravação sirva como prova em eventuais processos. Lembro que o SindItamaraty dispõe de assessoria jurídica para ajudá-lo, caso seja necessário entrar com processos de assédio moral.


 3) Os locais vão parar? R: O SindItamaraty está convocando apenas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro (SEB) a aderirem à paralisação: Assistentes de Chancelaria, Diplomatas e Oficiais de Chancelaria.


4) Nem todos no meu Posto vão parar no dia 30. O que faço? R: Mesmo assim, convocamos você a interromper suas atividades. O que importa é sinalizar à Administração que estamos dispostos a cruzar os braços caso nossas reivindicações não sejam atendidas.


5) Todo mundo no meu Posto vai parar. Se surgir alguma emergência, o que fazer? R: Nestes casos, recomendamos que os servidores grevistas adotem um esquema de plantão consular. Uma pessoa fica responsável apenas pelos atendimentos de emergências consulares, como a emissão de ARBs ou casos graves e urgentes de atendimento consular. No caso de agendamentos de emissão de passaportes e vistos, recomendamos que seja dado aviso aos interessados para remarcação da prestação de serviços consulares. Agora, se algum servidor do SEB não aderir, cabe a eles a prestação de tais serviços. Lembramos que, em tese, a Chefia é apta a operar o setor de Comunicações e possui as senhas do Sistema Consular Integrado (SCI).


6) Devo avisar a Chefia? R: Sim. Não há porque escondermos a data e os motivos da paralisação. O SindItamaraty vai divulgar ostensivamente a paralisação na SERE e mandará e-mails aos servidores lotados no exterior. Entretanto, recomendamos que a carta de convocação seja impressa e entregue às Chefias o quanto antes.


7) Devemos avisar a comunidade brasileira? R: Sim. Antes da paralisação, um aviso pode ser colocado no balcão de atendimento e na entrada do Posto. Caso a Chefia se oponha aos comunicados, cópias da carta de convocação do SindItamaraty podem ser enviadas a rádios, jornais e outros meios de comunicação dirigidos à comunidade brasileira. Nestes casos, não se exponham dando entrevistas: recomendem aos jornalistas que entrem diretamente em contato com o SindItamaraty. Se forem poucos os nacionais residentes no país (comonos Postos onde não há votação eleitoral), vale a pena o esforço de comunicar a todos, por telefone ou e-mail, da paralisação do dia 30.


8) Devemos fazer piquetes? R: Não recomendamos a realização de piquetes no exterior. O que pedimos é que você ajude a conscientizar os integrantes do SEB que, porventura, não queiram aderir à paralisação. Fique em casa e vá ao trabalho normalmente no dia 31.


9) E a greve? R: Se nossas reivindicações não forem atendidas, o SindItamaraty deverá convocar uma Assembleia para discutir se entramos ou não em greve. 


Quaisquer dúvidas estamos à disposição!

Atenciosamente, Equipe do SINDITAMARATY Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores Fone: 55 61 2030-5051/2030-5050 Fax: 55 61 3313-2052
www.sinditamaraty.org.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Atenção Funcionários Locais do MRE nos EUA

Caros amigos,

Pelas razões expostas no e.mail enviado hoje, pedimos a todos que não  preencham e nem assinem a planilha elaborada pelo MRE para a Comissão de Licitação.

Aguardem orientação da AFLEX.

Obrigada,

Antônio Carlos di Gaspero

Presidente